DESAFIO LITERÁRIO
“O ESCRITOR”

1. OBJETIVO

Incentivar novos autores a publicarem seus textos e, dessa forma, mostrar-lhes meios para publicação de trabalhos futuros. Divulgação e demonstração de competência de seus escritos.

Seleção do primeiro “O Escritor – Amadores” do Brasil.

2. PROCESSO DE INSCRIÇÃO

2.1. O desafio literário “O Escritor” é promovido pela campanha Eu leio Brasil, em parceria com a Rico Editora.

2.2. Poderão participar do desafio todas as pessoas físicas maiores de 18 anos, que não sejam escritores profissionais.

2.3. Considera-se “Amador” pessoa física que nunca tenha publicado um livro de qualquer gênero, de forma TRADICIONAL por uma editora. Considera-se TRADICIONAL a publicação que é 100% (cem por cento) custeada pela editora. Aqueles que apenas tiverem publicado em formato e-book, por demanda ou em antologias, podem se inscrever.

2.4. A participação se dará da seguinte forma:

1º Etapa: A Inscrição dos autores acontecerá por meio de formulário disponível no site da Rico Produções Artísticas, com início a partir do dia 10 de abril de 2018 e término no dia 30 de abril de 2018. No formulário constarão informações como: nome, CPF, biografia, e-mail, whatsapp, e demais informações que a organização do desafio julgar importantes.
Após a inscrição o autor será inserido em um grupo do whatsapp, para que possa interagir com outros participantes.
Será aceita apenas uma inscrição por CPF.

2º Etapa: O autor deverá enviar, para análise por parte da comissão selecionadora, o primeiro capítulo de um livro com o estilo “Romance contemporâneo”, tema “Notícias falsas” (fake news), que deverá ter até 10.000 caracteres contando com os espaços, sendo mínimo de 5.000 caracteres.

3° Etapa: O texto será posto em análise e os vinte melhores capítulos serão selecionados pela comissão selecionadora da Rico Produções Artísticas. Os selecionados assinarão um contrato com a Rico Produções Artísticas, permitindo que seus textos sejam publicados pela mesma, em consonância com o presente edital.

3. NÃO SERÃO ACEITOS CAPÍTULOS QUE:

(a) possam causar danos a terceiros, seja através de difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou danos morais;
(b) ofendam a liberdade de crença e as religiões;
(c) contenham dados ou informações racistas ou discriminatórios;
(d) façam propaganda eleitoral ou divulguem opinião favorável ou contrária a partidos ou candidatos;
(e) tenham sido produzidos por terceiros;
(f) que não venham formatados nas normas estabelecidas por este regulamento;
(G) contenham incesto ou pedofilia.

4. DA DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS: 

4. Encerrado o período de inscrições e envio do primeiro capítulo, a comissão selecionadora instituída pela Rico Produções Artísticas fará a análise dos textos enviados.

4.1. O prazo de análise será de 20 dias a contar do dia seguinte ao término do prazo de inscrições.

4.2. Finda a análise, será divulgada a relação dos participantes classificados, no site da Rico Produções Artísticas, e a produtora entrará em contato via whatsapp, em grupo específico para tal.

5. DO DESAFIO:

5. Após confirmada a seleção dos vinte autores, será dado início ao desafio. Os primeiros capítulos enviados no formulário ficarão disponíveis para votação popular, no site da Rico Produções Artísticas.

5.1. A votação será secreta, e será permitido um voto por e-mail. Os autores participantes poderão fazem campanha para que seu capítulo seja o mais votado.

5.2. A divulgação do capítulo mais votado será feita através de “hangout”, com a participação OBRIGATÓRIA de todos os autores participantes. Caso o autor não participe, será automaticamente eliminado do Desafio. O capítulo mais votado permanecerá no Desafio e irá compor o livro a ser produzido durante o desafio.

5.3. O capítulo menos votado resultará na eliminação do desafiante que o escreveu. A organização reserva-se no direito de promover repescagem quando considerar relevante para a continuidade do Desafio.

5.4. Em cada rodada semanal, os autores remanescentes deverão enviar um novo capítulo, que seguirá o mesmo critério de votação e eliminação estabelecido para o capítulo inicial.

5.5. A última rodada do desafio será formada por três desafiantes, que escreverão o capítulo final, porém apenas um será escolhido em votação pelo júri popular e, consequentemente, declarado vencedor.

6. DA PREMIAÇÃO:

6.1. O vencedor levará como prêmio a quantia de R$150,00 (cento e cinquenta reais), um troféu “O Escritor – Amadores” e um curso a ser realizado pela Rico Produções Artísticas, podendo ser on-line ou presencial.

7. DA PUBLICAÇÃO DO LIVRO

7.1 O livro produzido no Desafio será publicado em formato e-book pela Rico Editora e poderá ser disponibilizado, a critério da editora, para comercialização em plataformas digitais de vendas de livros.

8. DOS ROYALTIES SOBRE O LIVRO

8.1 O pagamento de “royalties” sobre comercialização de livros, conforme estabelecido no Capítulo 7 deste Edital, a título de Direitos Autorais será distribuído da seguinte forma:

(a) do valor líquido que for repassado mensalmente pela plataforma digital à Rico Editora, 50% (cinquenta por cento) será destinado ao pagamento de royalties;
(b) O valor apurado segundo o cálculo do item (a) será dividido pela quantidade de capítulos do livro e multiplicado pela quantidade de capítulos que cada autor teve publicado, sendo o resultado deste cálculo o valor final a ser recebido por cada autor.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 A Rico Produções Artísticas poderá rever os prazos estipulados neste edital, e as eventuais alterações serão previamente comunicadas a todos os participantes.

9.2 Em caso de motivo relevante, que prejudique a continuidade e a conclusão do Desafio, a Rico Produções Artísticas reserva-se o direito de cancelá-lo. Em caso de cancelamento, os direitos de utilização dos textos já escritos pelos autores participantes será revertido aos mesmos.